Na manhã desta segunda-feira (24), o secretário de Saúde de Sinop, Orodovaldo Antônio de Miranda, visitou três Unidades Básicas de Saúde (UBS) geridas pela Associação Saúde em Movimento (ASM), mesma empresa responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A visita teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços, a estrutura das unidades e as demandas das equipes de saúde, buscando aprimorar os atendimentos oferecidos à população.
Avaliação das UBS e Novas Estratégias
O secretário percorreu as UBS Sabrina, Sebastião de Matos e Alto da Glória, ouvindo profissionais de enfermagem e médicos para entender as necessidades e particularidades de cada unidade.
“Em alguns casos, já detectamos a necessidade de agregar mais um médico nos dias de maior fluxo. Agora, vamos definir com a direção da Assistência Primária à Família (APS) como isso pode ser implementado o mais breve possível”, explicou Miranda.
Além disso, ele ressaltou a importância de envolver diretamente os profissionais de saúde na tomada de decisões para aprimorar os serviços.
Redução da Demanda em Unidades de Urgência e Emergência
Outro ponto destacado pelo secretário foi a necessidade de desafogar a Policlínica e a UPA, garantindo que os pacientes sejam atendidos nas UBS de suas regiões sempre que possível.
“Com um atendimento mais abrangente e estratégias focadas nas necessidades de cada unidade, pretendemos reduzir a migração de pacientes para a Policlínica e UPA, oferecendo assistência mais eficiente nos bairros”, enfatizou.
Supervisão Contínua e Atendimento Humanizado
O diretor da APS, Lucas Salvador Pereira, também acompanhou as visitas e reforçou a importância de ações baseadas nas demandas específicas de cada UBS.
“Temos sete unidades geridas pela ASM, mas a prioridade não é a burocracia e sim a qualidade do atendimento. Precisamos estar próximos, supervisionando e garantindo que os pacientes sejam bem atendidos, independentemente de a UBS ser terceirizada ou municipal”, afirmou.
📌 A Secretaria de Saúde continuará acompanhando as unidades e implementando melhorias para otimizar os serviços à população.