Seja Bem Vindo - 24/07/2025 23:43

Setor florestal de Mato Grosso em alerta com possível taxação dos EUA

A ameaça de um aumento de 50% na taxação sobre produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos acendeu um sinal de alerta no setor de base florestal de Mato Grosso. A medida, que pode entrar em vigor no dia 1º de agosto, já provoca prejuízos concretos às indústrias da região.

Os Estados Unidos figuram entre os principais compradores da madeira mato-grossense. Apenas nos primeiros meses de 2025, o estado exportou US$ 8,3 milhões em produtos florestais para o mercado norte-americano — o que representa 11,8% de tudo o que foi vendido pelo setor no período.

A preocupação é ainda maior nos municípios do norte do estado, como Alta Floresta, Sinop, Colniza, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Juína. Nesses locais, a cadeia da madeira é um dos principais motores da economia local.

Diante do cenário, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, defende uma atuação firme por parte do governo federal.

A entidade também destaca seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento das regiões florestais, e reforça a espera de uma solução imediata para evitar danos irreversíveis à cadeia produtiva.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

quem tem fibromialgia será considerada pessoa com deficiência

Lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passa a reconhecer a fibromialgia…

Descoberta surpreendente mostra que mariposas conseguem ouvir as plantas

Quando uma planta está estressada, ela não fica em silêncio. Você não vai ouvir o…

Polícia Militar fecha 2º garimpo ilegal na semana e apreende equipamentos

A Polícia Militar de Mato Grosso fechou dois garimpos ilegais em menos de 24 horas…