Seja Bem Vindo - 11/07/2025 09:30

  • Home
  • Economia e Agro
  • Soma de forças: ANAPEC nasce reunindo quase metade do rebanho bovino nacional

Soma de forças: ANAPEC nasce reunindo quase metade do rebanho bovino nacional

Durante o Acricorte, maior evento da pecuária de corte do Brasil, foi oficializada a criação da Associação Nacional de Pecuária, a Anapec. A nova entidade surge como um marco inédito na história da agropecuária brasileira, simbolizando uma união estratégica de seis importantes associações regionais do setor.

A iniciativa foi liderada pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), realizadora do evento nesta quinta-feira (10) em Cuiabá, capital de Mato Grosso, e conta ainda com a participação Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), a Acripará (Associação dos Criadores do Estado do Pará), a Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), a Apron (Associação dos Pecuaristas de Rondônia) e a NPTO (Associação do Novilho Precoce Tocantinense).

Juntas, tais instituições representam aproximadamente 107 milhões de cabeças de gado, o que corresponde a cerca de 45% do rebanho bovino do Brasil.

Foto: Israel Baumann/Canal Rural Mato Grosso

Conforme o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Junior, a criação da nova Associação reflete o esforço coletivo do setor em busca de maior representatividade política e técnica nas pautas que envolvem a produção pecuária.

“Vai garantir para a gente uma união muito maior, uma potencialização grande dos nossos trabalhos e o encurtamento do tempo de resolução desses problemas”, frisa ele ao Canal Rural Mato Grosso.

A proposta da Anapec, explica a Acrimat, é atuar de forma coordenada na defesa dos interesses dos pecuaristas, promover avanços regulatórios, fomentar a adoção de tecnologias no campo e ampliar a competitividade da carne brasileira, tanto no mercado interno quanto no externo.

“É uma entidade formada por entidades. Com o único propósito de fortalecer ainda mais esta representatividade de todas as entidades e da pecuária nacional frente justamente à essas demandas e temas nacionais”, completa o presidente da Assocon, Maurício Velloso

A expectativa, conforme as entidades, é de que esse novo modelo de articulação se transforme em referência para outros segmentos do agronegócio, consolidando uma voz unificada e forte em prol de uma pecuária mais integrada, sustentável e preparada para os desafios futuros.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mixto enfrenta o Vitória na terceira fase da Copa do Brasil Feminina

O Mixto terá pela frente o Vitória-BA na terceira fase da Copa do Brasil Feminina.…

Soma de forças: ANAPEC nasce reunindo quase metade do rebanho bovino nacional

Durante o Acricorte, maior evento da pecuária de corte do Brasil, foi oficializada a criação…

Festival de Inverno: Coletiva de lançamento reúne imprensa e autoridades

Assessoria   Chapada dos Guimarães se prepara para mais uma edição épica do Festival de…