Um traficante foi condenado a 18 anos e 8 meses de prisão pelo assassinato de Yasmin Wanderleia Miranda, de 18 anos, em uma trilha no Morro da Luz, região central de Cuiabá. A sentença foi proferida pelo Tribunal do Júri na quarta-feira (02.04), e o réu deverá cumprir a pena em regime fechado, sem direito a recorrer em liberdade. O crime ocorreu em 2022.
O júri aceitou a tese do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e considerou o crime como homicídio qualificado. Segundo a acusação, o homem matou Yasmin por motivo torpe, usando um pedaço de tronco para golpeá-la na cabeça. A brutalidade do ataque impediu qualquer chance de defesa da vítima.
A investigação revelou que Yasmin era dependente química e vivia em situação de rua, circulando por áreas conhecidas pelo tráfico, como o Morro da Luz, Beco do Candeeiro e Ilha da Banana. A família informou que ela já havia iniciado tratamento contra o uso de drogas. O corpo foi encontrado em uma parte isolada do Morro, onde não havia câmeras de segurança.
O crime teria sido motivado por vingança, pois a jovem era considerada “cabriteira”, termo usado no tráfico para quem desrespeita as regras do comércio ilegal de drogas. O promotor de Justiça Rodrigo Ribeiro Domingues atuou no caso.
O Ministério Público argumentou que a execução foi uma retaliação do tráfico local, e o Conselho de Sentença concordou, rejeitando os pedidos da defesa. Em 2022, o assassino já tinha diversas passagens criminais por tráfico, roubo e outros crimes patrimoniais. Quando foi indiciado pelo homicídio de Yasmin, em 2023, ele já estava preso por outro crime.