As inscrições para o processo seletivo do Fies 2025 começam na próxima segunda-feira (14), e seguem até as 23h59 do dia 18, no horário de Brasília. Todo o processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Desde 2001, o programa federal financia a graduação em instituições de educação superior privadas, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com o objetivo de promover a inclusão educacional.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza mais de 112 mil vagas para financiamento estudantil em instituições privadas com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). No segundo semestre, são 44.867 oportunidades.
Quem pode participar
Para se candidatar ao Fies, é necessário:
- Ter feito o Enem a partir de 2010;
- Obter média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação;
- Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554, em 2025).
Como funciona a classificação
A seleção é feita com base na nota do Enem, conforme o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A prioridade é para candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o Fies.
Resultado e lista de espera
O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Quem não for pré-selecionado entra automaticamente na lista de espera, com novas convocações previstas de 5 de agosto a 19 de setembro.
Fies Social: vagas reservadas
Metade das vagas são destinadas ao Fies Social, voltado a estudantes inscritos no CadÚnico e com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759, em 2025).
Essa modalidade permite o financiamento de até 100% do valor cobrado pela instituição de ensino e reserva cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência.
-
Leituras proibidas: 6 livros censurados nos EUA que valem cada página
-
Mato Grosso consolida liderança nacional com safra recorde de grãos
-
Lateral-direito do Fluminense, Lucas Calegari, é o entrevistado do “Põe na Conta”