Doutorandos em recursos naturais da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) poderão se inscrever para concorrer a uma bolsa para doutorado sanduíche (PDSE) no exterior.
O PDSE é um programa institucional da CAPES e oferecerá bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior, para complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros na formação de competências de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino e de pesquisa no país.
Segundo o edital, os componentes da bolsa de estudos para desenvolvimento doutorado sanduíche no exterior são os seguintes: mensalidade; auxílio deslocamento, auxílio instalação; auxílio seguro-saúde; e, quando for o caso, adicional localidade.
Os valores dos benefícios serão estabelecidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e não será permitido o acúmulo de bolsas de mesmo nível, financiadas com recursos federais, devendo o
candidato declarar a recepção de outras bolsas.
Para se candidatar, é preciso seguir alguns critérios, como não possuir título de doutor em qualquer área do conhecimento no momento da inscrição, ser discente regularmente matriculado no doutorado em recursos naturais da UEMS, entre outros.
As inscrições serão realizadas por meio do envio da documentação ao e-mail da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (pgrn@uems.br), de 04 a 24 de novembro de 2025.
Para conferir todos os detalhes e a documentação necessária, clique aqui e acesse o edital completo.