A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) lançou, nesta segunda-feira (6), o edital para o processo de Transferência Externa para 50 cursos presenciais de graduação. O ingresso dos aprovados está previsto para o ano letivo de 2026.
De acordo com o edital, são 1.130 vagas disponíveis, sendo 1.021 para ampla concorrência e 109 para cota RMS (Residente em Mato Grosso do Sul).
Os municípios com cursos disponíveis são: Cassilândia, Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.
O processo é aberto para todos os estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, e que o curso de origem tenha a mesma denominação da praticada na UEMS.
As inscrições iniciam no dia 20 de outubro e terminam quatro dias depois. A manifestação do interesse deve ser feita de forma presencial, entregando a documentação exigida nas coordenadorias dos cursos ofertados. A lista de documentos está no edital. Para acessá-lo, clique aqui.
Os interessados devem estar matriculados, ou com a matrícula trancada, a partir do 3º semestre ou 2ª série do curso em 2025.
As vagas estão distribuídas entre os campi da UEMS, abrangendo áreas como Direito, Enfermagem, Psicologia, Engenharia de Alimentos, Sistemas de Informação, Agronomia, Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Dança, Teatro, Turismo, Zootecnia, Ciências Econômicas, Administração Pública, Matemática, Física, Química, entre outras.