Seja Bem Vindo - 25/03/2025 17:34

  • Home
  • Geral
  • Várzea Grande deixa a lista dos 5 municípios mais violentos de MT

Várzea Grande deixa a lista dos 5 municípios mais violentos de MT

Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, tem motivos para comemorar. De acordo com o painel de dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre violência no país, a cidade saiu do top 5 municípios mais violentos de Mato Grosso.

Várzea Grande. (Foto: Secom-VG)

Em 2023, Várzea Grande registrou 42 mortes por homicídio doloso (caracterizado pela intenção de matar), ocupando a 4ª posição no ranking dos municípios mais violentos do estado. Já em 2024, a cidade caiu duas posições, registrando 35 mortes e assumindo o 6º lugar no ranking estadual.

Essa redução no número de homicídios representa uma queda de 16,7% em relação ao ano anterior, um avanço significativo na busca por maior segurança.

Leia mais: Taxa de homicídios em MT é maior que a média nacional apesar de leve queda

No entanto, ao analisar os números de feminicídios — assassinatos de mulheres motivados por questões de gênero —, não há motivos para celebração.

Em 2023, o município registrou apenas um caso desse tipo de crime, não figurando entre os 5 municípios mais violentos para mulheres no estado. Porém, em 2024, a situação mudou drasticamente: Várzea Grande saltou para o primeiro lugar no ranking de feminicídios, ao lado de Cuiabá e Sinop, com 4 casos registrados.

Esse aumento coloca um alerta sobre a urgência de políticas públicas eficazes para proteger as mulheres e combater a violência de gênero na região.

O Primeira Página entrou em contato com a Sesp-MT (Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso) para obter informações sobre as medidas adotadas. A Sesp informou que os dados estão sob responsabilidade da PJC (Polícia Judiciária Civil), que, até o momento, não forneceu as informações solicitadas.

  1. Taxa de homicídios em MT é maior que a média nacional apesar de leve queda

  2. Interiorização da violência: taxa de homicídios cai em Cuiabá e cresce no interior de MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Após prometer acabar com “máfia” dos radares, Abilio aumenta contrato em R$ 1 milhão

Após ser eleito com a promessa de acabar com a “máfia” dos radares, o prefeito…

Scaloni diz que comparações entre Lamine Yamal e Messi são difíceis

O técnico da Seleção Argentina, Lionel Scaloni, foi questionado sobre as comparações entre o jovem…

“Empréstimo do Lula“: Gleisi faz novo vídeo sobre crédito, mas evita termo

Após apagar, das redes sociais, o vídeo em que chamava uma linha de crédito de…