A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu as inscrições para os processos seletivos de ingresso em 2026, por meio do Vestibular e do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva). As provas estão marcadas para os dias 7 e 14 de dezembro, respectivamente, no horário de Mato Grosso do Sul, das 8h às 13h. Entre as novidades deste ano, a instituição passa a oferecer três novos cursos.
Os novos cursos aprovados pelo Conselho Universitário são: relações internacionais, na Escola de Administração e Negócios; inteligência artificial, na Faculdade de Computação; e licenciatura em ciências sociais, na Faculdade de Ciências Humanas.
A taxa de inscrição é de R$ 100, com possibilidade de pagamento até 13 de novembro. Candidatos interessados na isenção da taxa podem solicitar o benefício até 3 de outubro.
Os interessados devem se inscrever até 12 de novembro pelo site.
-
Sem taxa: Justiça Eleitoral abre processo seletivo para estagiários
-
STF retoma nesta terça julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
Vestibular UFMS
O vestibular é voltado para candidatos que concluíram ou concluirão o ensino médio até a data de matrícula. O exame é realizado em fase única, composta por prova objetiva e redação. É possível participar pela ampla concorrência, por meio de reserva de vagas ou ainda como treineiro.
As provas podem ser feitas de forma presencial ou on-line. Na modalidade presencial, os exames serão aplicados em todos os municípios onde a UFMS possui unidades: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Dourados.
Já na modalidade on-line, os candidatos devem utilizar um computador com câmera digital ligada durante todo o exame. De 1º a 4 de dezembro, será disponibilizado um treinamento de acesso à plataforma. Quem não tiver o equipamento necessário poderá solicitar atendimento especial para realizar a prova de forma presencial.
PASSE UFMS
O Passe é direcionado a estudantes do ensino médio que desejam ingressar na Universidade por meio de avaliações ao final de cada ano letivo. O processo é dividido em três etapas, com conteúdos específicos de cada série. A escolha do curso é feita apenas no último ano.