Seja Bem Vindo - 30/10/2025 11:21

  • Home
  • Educação
  • Você sabia que Libras não é universal? Entenda por que e veja por que isso importa

Você sabia que Libras não é universal? Entenda por que e veja por que isso importa

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficialmente reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda em 24 de abril de 2002. Diferente do que muitos pensam, Libras não é uma linguagem, e sim uma língua, com estrutura gramatical própria e características visomotoras.

Apesar do reconhecimento recente, a trajetória da Libras no Brasil começou ainda no século XIX. Em 1857, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) foi fundado com o objetivo de institucionalizar a língua.

A iniciativa teve influência direta do professor francês surdo Ernest Huet, convidado por Dom Pedro II, que trouxe conhecimentos da Língua de Sinais Francesa (LSF) para o país, auxiliando na construção da gramática da Libras.

josemar
Josemar Macena é tradutor de Libras há 5 anos – Foto: Arquivo pessoal

Presidente da Associação de Intérpretes de Libras de Mato Grosso e estudante de Jornalismo na UFMT, Josemar Macena atua como intérprete há cinco anos e leciona há três. Em entrevista ao Primeira Página, ele compartilha suas vivências e destaca os desafios enfrentados pelos profissionais da área.

“Mesmo com a correria, é um trabalho gratificante. A Libras é o único meio de comunicação para muitas pessoas. Conhecer e atuar com ela permite mais empatia e inclusão”, afirma.

libras1

Josemar também alerta para a falta de cursos de formação e concursos públicos voltados à categoria. Segundo ele, há uma carência de educadores capacitados para formar novos intérpretes e um déficit de profissionais atuando em espaços públicos e essenciais.

“A ausência de intérpretes pode causar prejuízos graves. Já atuei em um parto em que a paciente era surda e o médico não sabia se comunicar. Se eu não estivesse ali, a mulher poderia ter sofrido complicações”, relata.

Outro ponto importante é que a Libras não é uma língua universal. Cada país possui sua própria Língua de Sinais. Atualmente, estima-se que existam cerca de 200 línguas de sinais no mundo.

Apesar dos avanços, a luta por acessibilidade e inclusão plena da comunidade surda continua. Neste Dia Nacional da Libras, a reflexão vai além da celebração: trata-se de reconhecer a comunicação como direito básico e fundamental — para todos.

  1. Curso capacita professores para prevenir assédio e abusos on-line a meninas

  2. IFMT está com inscrições abertas para professores

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Com incentivo aos alunos, Reme de Corumbá inicia SAEB 2025 nesta quarta

Os alunos da rede municipal de ensino de Corumbá irão realizar as provas do SAEB…

Mauro Mendes volta criticar as leis brasileiras em meio à guerra no Rio de Janeiro

O governador Mauro Mendes (UB) voltou a criticar as leis brasileiras em meio a uma…