Seja Bem Vindo - 30/10/2025 14:25

  • Home
  • Destaques
  • Haddad: Governo está comprometido a adotar medidas fiscais de qualidade

Haddad: Governo está comprometido a adotar medidas fiscais de qualidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está comprometido a adotar medidas de ajuste fiscal de alta qualidade, em posicionamento enviado ao Comitê do Fundo Monetário Internacional (IMFC, na sigla em inglês).

No documento, ele diz que o novo arcabouço fiscal tem sido benéfico ao país e substituiu “políticas fiscais erráticas”.

“O novo arcabouço fiscal tem servido bem ao país, abrindo espaço para gastos sociais prioritários, garantindo a sustentabilidade da dívida a longo prazo”, afirmou Haddad, em posicionamento enviado à reunião do Comitê, que será realizada entre esta quinta e a sexta-feira, durante as reuniões de Primavera do FMI, que acontece em Washington, nos Estados Unidos.

Apesar disso, o Fundo projeta que o peso da dívida pública no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve aumentar de 87,3%, em 2024, para 92% neste ano. Em todo o governo Lula, o organismo vê uma piora de mais de 12 pontos porcentuais.

O chefe da equipe econômica de Lula destaca que o governo traçou metas para gastos sociais e uma nova regra para garantir a sustentabilidade fiscal de longo prazo dos aumentos do salário mínimo para suavizar o aumento dos gastos obrigatórios e alinhá-los ao novo arcabouço fiscal.

Nas receitas, está tomando medidas para aumentar a progressividade e reduzir subsídios ineficientes que corroem a base tributária, disse.

Segundo Haddad, desde o segundo semestre de 2024, uma estratégia de consolidação fiscal gradual e favorável ao crescimento tem contribuído para o fechamento do hiato do produto em linha com a política monetária mais restritiva.

“Ao mesmo tempo, o governo está comprometido em adotar medidas de ajuste fiscal de alta qualidade, preservando ganhos sociais e contribuindo para a redução das desigualdades”, concluiu.

Confiança na indústria tem menor nível em quase 5 anos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Com incentivo aos alunos, Reme de Corumbá inicia SAEB 2025 nesta quarta

Os alunos da rede municipal de ensino de Corumbá irão realizar as provas do SAEB…

Mauro Mendes volta criticar as leis brasileiras em meio à guerra no Rio de Janeiro

O governador Mauro Mendes (UB) voltou a criticar as leis brasileiras em meio a uma…