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‘Gigantes da moda’ anunciam fuso e projetam faturar R$ 12 bilhes

A Arezzo&Co, que alm da marca de calados femininos dona da Reserva, e o Grupo Soma, que detm Animale, Farm e Hering, confirmaram nesta segunda-feira a fuso das empresas, criando uma gigante do ramo de vesturio no pas.

A operao ser feita via troca de aes. Na prtica, a Arezzo vai incorporar a Soma, j que a primeira ficar com 54% da nova empresa. J o grupo Soma ter 46% da nova companhia. A empresa ser um gigante da moda brasileira, com faturamento combinado de quase R$ 12 bilhes, 22 mil funcionrios e em torno de duas mil lojas, entre prprias e franqueadas, alm de 34 marcas sob o seu chapu.

A negociao ainda precisar ser submetida aprovao do Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade), rgo que regula a concorrncia no Brasil.

“O surgimento dessa nova empresa acarreta grandes oportunidades de gerao de valor adicional, tais como, o desenvolvimento das categorias de calados e bolsas nas marcas do Grupo Soma gerando alavancagem de receita, otimizao da gesto dos canais de multimarcas, e-commerce e, principalmente, franquias, otimizao da planta industrial de malharia da Hering e a preparao dessa nova empresa para plugar outras verticais de negcio”, diz o fato relevante divulgado em conjunto pelas companhias na manh desta segunda-feira.

Na quarta-feira passada, as empresas haviam confirmado, em comunicados, que estavam negociando, mas que nada estava fechado. No domingo, chegaram a um acordo de fuso, revelou o jornal Valor.

Desde que as primeiras informaes sobre as negociaes circularam, reveladas pelo site NeoFeed, as aes das duas se valorizaram. Pelas cotaes de sexta-feira na B3, o valor de mercado das duas soma R$ 13 bilhes.

Em linhas gerais, analistas de mercado e especialistas em varejo veem a formao do conglomerado como positivo. As duas empresas vinham protagonizando aquisies no setor. Chegaram a disputar a Hering, que o Soma levou.

A alta das aes na semana passada veio acompanhada de relatrios que fizeram ressalvas sobre a complexidade da combinao de tantas marcas, mas as ponderaes giraram mais em torno do tamanho dos ganhos com sinergias.

Estratgias de varejistas envolvem novos centros de distribuio, aquisio de empresas de logstica, alm de foco em tr“Apesar de ser um negcio complexo, com vrias marcas sob a mesma empresa, criando um gigante nos segmentos de vesturio/calados (e com riscos de execuo no processo de integrao), poderia possibilitar a captura de sinergias em distribuio, desenvolvimento de produto, operaes de franquia e produo”, diz um relatrio do BTG Pactual.

Aquisies recentes

Nos ltimos anos, as duas empresas vinham crescendo com aquisies, liderando a consolidao do setor. O Soma teve origem, justamente, numa fuso — entre Animale e Farm, em 2010. A Arezzo adquiriu a marca de vesturio carioca Reserva, em 2020. O Grupo Soma deu um passo alm quando adquiriu a Hering, em setembro de 2021. Curiosamente, no incio daquele ano, a indstria catarinense havia recusado uma proposta para se juntar Arezzo.

Segundo os comunicados divulgados na quarta-feira passada, mesmo ressaltando que nada estava fechado, as empresas informaram que, caso o negcio fosse confirmado, Alexandre Birman, hoje no comando da Arezzo&Co, seria apontado o CEO da futura companhia enquanto Roberto Jatahy, hoje CEO do Soma, ficaria frente das marcas femininas.

A fuso tem sido bem avaliada no mercado por causa dos ganhos tpicos de operaes do tipo, como redues de custos associadas ao compartilhamento de reas administrativas e aumento do poder de fogo nas negociaes com fornecedores e clientes.

— Se compararmos com a ltima grande fuso desse tipo no varejo, entre (as redes de farmcias) Raia e Drogasil, existe uma vantagem de dividir o bolo, somar e reduzir os custos de uma operao que muito similar. Entre pontos fortes, tm maiores garantias, taxas menores (para crdito), reduo de custos, maior liquidez de mercado e mais visibilidade internacional — disse Enrico Cozzolino, chefe de anlise da Levante Investimentos.

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Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, diz que fuso pode ajudar marcas das duas com ambies internacionais, como Schutz e Farm. Ulysses Reis, coordenador de varejo da Strong Business School, lembra que a formao de grandes conglomerados de marcas de moda avanou pouco no Brasil, mas uma tendncia j antiga em pases desenvolvidos.

Concorrncia da China

S que, agora, vem num momento de acirrada concorrncia com empresas asiticas e aps uma dcada de consumo fraco no Brasil.

—Todos esto muito assustados com a presena dos chineses — diz Reis, lembrando que o avano do comrcio eletrnico, no qual a Shein e outras asiticas so fortes, outro motivo para buscar escala.

Por outro lado, as principais ressalvas vm das dificuldades de combinar tantas marcas sob a mesma direo.

— Quanto maior e mais complexa a fuso, mais isso se torna crtico. Estamos falando da unificao de culturas, da distribuio de responsabilidades e da harmonizao entre os lderes dos negcios. E isso difcil de saber a priori, porque depende de como ser conduzido o processo — disse Serrentino, da Varese Retail.

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