Seja Bem Vindo - 11/11/2025 01:06

  • Home
  • Destaques
  • Goiás suspende ICMS sobre energia solar com base em ação de Faissal Calil

Goiás suspende ICMS sobre energia solar com base em ação de Faissal Calil

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) celebrou a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que concedeu uma liminar suspendendo a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia solar no estado. A medida atendeu a um pedido do governo goiano e teve como referência uma ação do parlamentar mato-grossense, que anteriormente conseguiu suspender a tributação em Mato Grosso.

Em 2021, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promulgou uma lei que isenta a cobrança de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sistema de Distribuição da rede de energia (TUSD) para consumidores que utilizam usinas de energia solar, garantindo o benefício até 2027. O projeto, de autoria de Faissal, beneficiou milhares de mato-grossenses que investiram em usinas fotovoltaicas em suas residências e comércios.

A iniciativa de Mato Grosso inspirou outros estados a adotarem medidas semelhantes. Em Goiás, os partidos União Brasil e MDB ingressaram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para revogar a tributação. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), comemorou a decisão e destacou a importância do precedente estabelecido por Mato Grosso.

“O governador Ronaldo Caiado de Goiás anunciou hoje que conseguiu derrubar a cobrança de ICMS sobre a energia solar no estado dele. O fato curioso é que a base do processo que derrubou o imposto lá é a nossa ação que derrubou a taxa do sol em Mato Grosso. Que todos os estados possam usar o nosso modelo para garantir energia mais limpa e barata por todo o Brasil”, afirmou Faissal.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lei Seca: 14 autuações por embriaguez ao volante e 56 veículos removidos em Sinop

A 42ª edição da Operação Lei Seca foi realizada em Sinop no último domingo (09),…

Bombeiros desencarceram corpo de vítima fatal que ficou presa às ferragens após acidente em Guarantã

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na manhã deste domingo…

Tipologia no CAR: quando o mapa não reflete a realidade da fazenda

A divergência entre a tipologia vegetal registrada no mapa e a realidade encontrada em campo…