Universitários da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em situação de vulnerabilidade socioeconômica poderão contar com um auxílio emergencial para o ano letivo de 2025, para alunos que vivem em situações que coloquem em risco sua permanência na universidade. O valor é de R$ 900.
Confira os detalhes:
-
Volta às aulas: Semed convoca assistentes de educação infantil
Conforme o edital, serão 245 auxílios emergenciais/temporários para cursos presenciais, e 5 auxílios para os cursos EaD (educação a distância), e tem como público o aluno que ainda não está contemplado com outras modalidades de auxílios ofertados pela UEMS, e que comprove situação de vulnerabilidade socioeconômica que coloque em risco sua permanência na universidade.
O auxílio será concedido entre um e, no máximo, três meses, podendo ser recebido uma única vez durante o ano letivo. Para participar do edital, é necessário seguir os critérios abaixo:
- Ser acadêmico(a) regularmente matriculado(a) em cursos de graduação da UEMS, na modalidade presencial ou EaD, em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Comprovar renda per capita de até um salário mínimo e meio e renda familiar que não ultrapasse cinco salários mínimos, considerando a renda bruta familiar;
- Ter conta-corrente ou conta poupança, com Chave PIX em formato CPF cadastrada, em nome do(a) acadêmico(a);
A instituição entende por situação de vulnerabilidade socioeconômica a pessoa que está em estado de fragilidade, por motivos sociais, econômicos, ambientais ou outra forma de risco social. Além disso, não são aceitas contas salário e/ou contas conjuntas, sendo permitido conta em bancos físicos ou digitais, desde que os dados do comprovante bancário sejam enviados na documentação comprobatória.
O pagamento do auxílio tem vigência de até três meses, conforme o período em que for solicitado, sendo que seu pagamento é realizado sempre no mês subsequente ao da publicação da lista de contemplados.
Inscrições
Se você se encaixa nos critérios do programa e deseja participar, é preciso fazer a inscrição online até o dia 20/11/2025, através do formulário de inscrição (Clique aqui para acessar). O acadêmico, receberá a confirmação de sua inscrição por meio de e-mail informado no formulário socioeconômico. É de responsabilidade do(a) acadêmico(a) verificar se recebeu o e-mail de confirmação da sua inscrição.
Os auxílios serão concedidos a partir do parecer do SAS (Serviço de Atenção Socioassistencial), que aprovará ou não a solicitação mediante classificação da situação de vulnerabilidade apresentada pelo acadêmico, conforme os critérios do edital.