Vários estabelecimentos localizados no Centro de Cuiabá, foram notificados e um interditado na tarde dessa quinta-feira (6) por comércio de alimentos vencidos, falta de higiene e insalubridade. A ação faz parte da terceira fase da Operação Retomada, realizada por fiscais da Vigilância Sanitária.
Em um bar localizado na Rua Bandeirantes, foram apreendidos pacotes de arroz, feijão, caldo de carne, macarrão, miojo, bolacha de água e sal e recheadas, e farinha de milho vencidos em até quatro meses.
Além dos alimentos vencidos, o local também apresentava falta de higiene e acúmulo de lixo, que contribuíam para a disseminação de doenças como dengue, zika e chikunguya.
De acordo com fiscais que participaram da ação, no local havia lixeiras abertas repletas de mosquitos.
O proprietário do bar já havia sido autuado em dezembro para fazer correções no local, devido à insalubridade. Devido às constantes irregularidades, nessa quinta o local foi interditado, cabendo agora solucionar as falhas em definitivo para que possa abrir as portas novamente.
Durante a operação, outro estabelecimento, desta vez localizado na Avenida Tenente Coronel Duarte, próximo ao Morro da Luz, foi notificado a proceder com a limpeza dos banheiros, incluindo oferecer papel toalha e sabonete líquido.
Além disso, a estufa de salgados estava desligada, comprometendo a qualidade dos produtos.
Fezes de baratas
No mesmo endereço, outro bar foi interditado por causa do nível crítico de insalubridade. No local, havia fezes de baratas e veneno de rato próximo aos alimentos comercializados.
O proprietário foi autuado pela Vigilância Sanitária e também pelos Bombeiros já que não havia extintor de incêndio e alvará para manter o funcionamento.
A operação foi concluída no bairro do Porto em Cuiabá. Na região, um bar próximo do Aquário Municipal foi notificado pelos fiscais e corpo de bombeiros por falta de higiene, notada pela infestação de pragas.
Também não foi identificado nenhuma modalidade de alvará. Por isso, o proprietário foi notificado a proceder com as correções, sob pena de ser fechado após 30 dias.
Na Operação Retomada, realizada com apoio das forças de segurança, são fiscalizados bares, hotéis e outros estabelecimentos comerciais, como intuito de coibir o funcionamento de comércios precários e clandestinos que comprometem o bem-estar da coletividade.
-
Após adiamento, aulas em Cuiabá começam na próxima segunda (10)
-
Criminosos fazem família refém e roubam R$ 30 mil via PIX em Canarana
-
Vídeo: polícia de Primavera do Leste prende suspeito de incendiar restaurante