Mato Grosso tem quase o dobro de número de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025, se comparadas ao ano passado, conforme dados do Ministério da Educação (MEC) obtidos pelo Primeira Página.
Vagas e inscrições do Fies
As inscrições para o Fies 2025 iniciaram nessa terça-feira (4), com 112.168 vagas para todo o país.
Dessas, 1.277 são ofertadas para universidades mato-grossenses, número 92% maior que as oportunidades destinadas no ano passado, quando Mato Grosso teve 665 vagas para o Fies.
O programa é dividido em dois processos seletivos, um para cada semestre do ano.
Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição a partir de 2010 até a mais recente, em 2024. O candidato também deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das cinco provas do exame e não pode ter zerado a redação.
Confira abaixo o cronograma:
- Inscrição: 04 a 07/02
- Resultado da pré-seleção chamada única: 18/02
- Complementação da inscrição: 19 a 21/02
- Pré-seleção da lista de espera: 25/2 a 09/04
Para se inscrever, candidato deve entrar no portal Acesso Único, fazer o login com a conta Gov.br, preencher os campos com seus dados pessoais, e clicar em “gravar e avançar”.
A próxima etapa é fazer a autodeclaração do perfil étnico-racial, para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência, além de informar a escolaridade e declarar estar ciente dos dados fornecidos.
Na sequência, o candidato deve escolher os três cursos desejados, selecionando o estado, município, curso e a instituição de ensino pretendidos. Será possível repetir essa ação mais duas vezes, selecionando a ordem de prioridade entre as opções escolhidas.
Depois, basta o candidato preencher seus dados financeiros e os da sua família e, por fim, revisar todas as informações. Caso esteja tudo certo, é preciso confirmar a inscrição e, depois, salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.
Classificação
A classificação no processo seletivo do Fies no primeiro semestre de 2025 será realizada conforme a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A ordem de priorização será:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Resultado
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro, com o candidato sendo pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.
Candidatos pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
Lista de espera
Já os inscritos que não foram selecionados na chamada regular serão automaticamente colocados em uma lista de espera, que segue a mesma ordem de classificação da chamada regular e será utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.
-
Fies 2025: com inscrições abertas, saiba o que vem depois
-
Enem 2024: veja cronograma completo do Sisu, Prouni e Fies
-
ProUni 2025: resultado da 1ª chamada sai hoje; veja os próximos passos