Seja Bem Vindo - 20/05/2025 02:12

governo abre inscrições para 22 municípios de MS

Com objetivo de oferecer um produto de melhor qualidade e com preço mais acessível à população, o edital da primeira fase do Proleite (Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite) em Mato Grosso do Sul foi publicado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

  1. 40 dias e 1,3 mil cabeças de gado: desafios de uma comitiva no Pantanal

Técnicos das Ciências Agrárias (engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos em agropecuária) farão a inscrição online (acesse aqui) dos produtores de leite e vão preencher com dados sobre qualificação profissional.

Com base nas informações fornecidas pelos técnicos, os produtores serão classificados em três categorias – A, B ou C, segundo o nível de tecnologia utilizada no processo produtivo e porte do rebanho.

Na primeira fase, 22 municípios de MS poderão ser beneficiados: Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Selvíria, Dourados, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Terenos.

Após a seleção, os aprovados estarão aptos a integrar o programa e receber os incentivos, que consiste na distribuição de sêmen de touros da raça Girolando, já selecionado para gerar gestação de fêmeas; embriões do sexo feminino, bezerras, novilhas e touros da mesma raça.

O programa prevê a distribuição de 2 mil IATFs, que são doses de sêmen selecionado para gerar fêmeas; além de 1.200 embriões do sexo feminino, 276 bezerras; 106 novilhas já prenhes e 45 touros reprodutores, com objetivo final em 6 anos é elevar a produção leiteira em 4 milhões de litros de leite ao ano no estado, com ganho de qualidade do rebanho e do produto final.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Coleta de lixo em Cuiabá e Várzea Grande recolhe mais de 10,6 mil toneladas em 15 dias

Reprodução’ Cuiabá e Várzea Grande registraram, juntas, o recolhimento de mais de 10,6 mil toneladas…

PM prende quadrilha por roubo a residências em Tangará da Serra – PNB Online

A Polícia Militar prendeu duas mulheres, de 18 e 19 anos, e apreendeu dois adolescentes,…

Denúncias de fraudes levam governo de MT a proibir novos empréstimos e investigar bancos

O Governo de Mato Grosso determinou a abertura de uma auditoria nos contratos de empréstimos…